terça-feira, 25 de janeiro de 2011

o aduaneiro

Encantador de serpentes, 1907, óleo sobre tela.
O pintor Henri Rousseau (1844-1910) era conhecido como "o aduaneiro" pelo seu trabalho na alfândega de Paris. Aos domingos, se dedicava à pintura, sem ter recebido qualquer formação artística. Mais tarde, ele mesmo se tornaria professor numa escola de artes. Mesmo sem ter tido seu trabalho reconhecido em vida, marcou a história da arte moderna.
Devido ao seu período de atuação, foi listado pelos historiadores ao lado de Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec e Cézanne na escola do pós-Impressionismo. Hoje seu trabalho é considerado naïf, um estilo que não é de determinada época da história, mas que permeia as gerações. Arte naïf ou arte primitiva moderna é o trabalho que geralmente é feito por pessoas sem estudo formal de artes, que não se preocupa com proporcionalidade nos desenhos nem com perspectiva perfeita.

O sonho, 1910, óleo sobre tela


Muitas das telas de Rousseau trazem paisagens na floresta e a exuberância da natureza fantástica. Percebam cada rico detalhe! Como ele comunica esse encanto da magia ousada de Pachamama. Para ver os quadros bem grandões, é só clicar neles.

Hoje podemos associar suas imagens a tendências antecipadas da pop arte dos anos 1960, um artista visionário. E traçar um paralelo com a obra do artista-cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, também recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário