domingo, 28 de janeiro de 2018

Portugal e a Geração Orpheu


Em uma época na qual os livros eram artigos de luxo, as revistas e jornais literários representavam uma alternativa mais econômica para os leitores portugueses. 

Em 1915, o escritor Fernando Pessoa abandonou seu trabalho na revista Águia, uma revista nacionalista e que mais tarde apoiou a ditadura de Salazar, para editar e colaborar com o grupo Orpheu, que nasceu para gerar ira entre os escritores conservadores, como o poeta católico Ruy Cinatti, que abominou publicamente o periódico por classificá-lo de literatura subversiva. 

O principal lema da geração Orpheu, que reuniu um consistente grupo de intelectuais, era não olhar para trás e se concentrar no caminho adiante, no futuro. As metáforas imagéticas e poéticas criadas por toda essa geração remete a temas como asas quebradas; palhaços; a noite e o brilho do sol. Essas preferências tem implicações socioculturais. 

Orpheu também tinha o intuito chocar esteticamente por meio de temas como o satanismo ou o erotismo, e o próprio Fernando Pessoa publicou poemas que escandalizaram a sociedade conservadora da época. Os poemas “Ode Triunfal” e “Opiário”, escritos por seu heterônimo “Álvaro de Campos”, provocaram reações violentas levando os “orfistas” a serem apontados, nas ruas, como “loucos” e “insanos”. 

O policiamento do conteúdo dos periódicos iniciado em 1916, em Portugal, aumentou em 1933 durante a ditadura de Salazar. Para prosseguirem com suas publicações, os editores afirmavam que a revista não possuía conotação política, mas os títulos polissêmicos e metafóricos possuíam um poder de sugestão e de sedução muito grande para o leitor. Nome de animais fantásticos, como Unicórnio ou Grifo, para intitular o nome dessas revistas, sugerem que seu conteúdo era mágico.



Depois de discordâncias políticas entre os escritores, perda de mecenato da revista, suicídio de um dos idealizadores e o combate claro dos conservadores, "Orpheu não acabou. Orpheu não pode acabar”, como disse Pessoa, mas a revista não teve mais edições publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário