quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Richard Wagner


Olá amados, seguindo nosso passeio pela música clássica, trago-lhes hoje um pouquinho de
Wilhelm Richard Wagner, (Leipzig, 1813 - Veneza, 1883) foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, primeiramente conhecido por suas óperas (ou "dramas musicais", como ele posteriormente chamou).
Notável compositor, Wagner deixou as óperas como seu principal legado artístico. Através de suas óperas e ensaios, Wagner defendeu uma nova forma de ópera, o "drama musical", em que todos os elementos musicais e dramáticos são fundidos. Diferente de outros compositores de ópera de até então, que geralmente delegavam a tarefa da escrita do libreto, Wagner era responsável pelos seus, os quais eram referidos como "poemas". Wagner também desenvolveu um estilo de composição em que o papel da orquestra é igual ao dos cantores.

Wagner representou para a cultura alemà do século XIX o mesmo que Verdi representou para a cultura italiana: uma espécie de ícone cultural, e aglutinador da identidade nacional quando o país ainda estava em formação.

Wagner contribuiu significativamente para a arte e a cultura. Durante sua vida, o compositor inspirou devoção entre seus seguidores, gerando também um grupo de opositores. O compositor também contribuiu para os princípios e a prática da regência. Na área de óperas, Wagner realizou significativas mudanças nas condições de apresentação. Ele foi o primeiro a idealizar a diminuição das luzes do palco durante cenas dramáticas, e foi em seu teatro de ópera de Bayreuth onde se fez o uso da orquestra rebaixada pela primeira vez.

Wagner tambem se notabilizou por ser um revolucionário, e por conta isto foi exilado de seu país natal no período de 1849 a 1860.
Vale a pena pesquisar a vida e obra deste notável compositor.

Deixo uma sugestão, a obra
Siegfried Funeral March (HD), uma vibrante obra:

Um bom espetáculo!
Com carinho
Nuit Sandoval

Nenhum comentário:

Postar um comentário