quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hermann Hesse



Hermann Hesse, um escritor alemão, que se naturalizou suíço  (1877-1962).

Ele foi um autodidata e resolve dedicar-se à literatura. Teve contato com a espiritualidade oriental a partir de uma viagem à Índia em 1921 e com a psicanálise, por meio de um discípulo de Jung. Estas duas influências seriam decisivas no posterior desenvolvimento da obra de Hesse.
Procurou construir sua própriafilosofia, a partir de sua revolta pessoal (Peter Camenzind, 1904) e de sua interpretação pessoal das correntes filosóficas do Oriente (Sidarta), e em especial em O Lobo da estepe (1927), que é também uma crítica contra o militarismo e o revanchismo vigente na sua terra natal depois da Primeira Guerra Mundia. Esta postura corajosa o fez bastante popular na Alemanha pós-guerra, depois da desnazificação.
Em 1946 recebeu o Premio Goethe e, passados alguns meses, o Nobel de Literatura.
The Glass Bead Game foi o último romance de Hesse. Durante os últimos vinte anos de sua vida, Hesse escreveu muitos contos (principalmente lembranças de sua infância) e poemas (frequentemente com a natureza como tema). Hesse escreveu ensaios irônicos sobre sua alienação de escrever (por exemplo, as autobiografias simulada: História da Vida Resumidamente Dita e Aus den Briefwechseln eines Dichters) e passou muito tempo perseguindo o seu interesse em aquarelas. Hesse também ocupou-se com o fluxo constante de cartas que ele recebeu, como resultado do Prêmio Nobel, e como uma nova geração de leitores alemães exploraram seu trabalho. Em um ensaio, Hesse reflete ironicamente sobre sua falha ao longo da vida para adquirir um talento para a ociosidade e especularam que sua correspondência média diária foi de mais de 150 páginas.
fonte: Wikipédia.

Conta-se que a obra de Hesse, símbolo de rebeldia, teve muita popularidade entre os jovens dos anos 60, influenciando, inclusive,  o movimento hippie. o autor envolve-se em atividades contra o militarismo alemão e manifesta simpatia pelo dadaísmo. Sua obra marca esta "militância pacifista".

Duas de suas obras famosas, viraram filmes, que compartilho com vocês o link para os filmes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário